terça-feira, 8 de outubro de 2024

Tópico ETC Eos: Importação de informações de outro show

Não é incomum trabalharmos em um show e querermos aproveitar elementos criados em algum show anterior. Em muitos espaços, é comum a presença de um "show base" com muitos objetos já predefinidos como patch, submasters e magic sheets. Isso é particularmente verdade em espaços que possuem alta rotatividade de espetáculos uma vez que os grupos visitantes não terão tempo para preparar muita coisa e um bom show base ajuda a agilizar os processos.

Ainda assim, pode ser interessante reaproveitar um elemento de um show anterior em que se trabalhou. Pode ser um conjunto de Magic Sheets, aquelas macros que facilitam a vida ou a personalidade do aparelho que você já tem pronta. No sistema Eos, é para isso que existe a ferramenta Merge (do inglês, mesclar).

Como se trata de uma operação envolvendo arquivos de show, a função Merge será encontrada próximo às outras operações de mesma natureza. Para iniciar o processo, é importante ter bem definido o arquivo destino (para onde a informação será importada) e o arquivo origem (de onde a informação parte).

Tendo o arquivo destino aberto no console, iniciamos o processo acessando o Browser apertando [Displays]. A primeira opção será File, dentro do qual encontramos a opção Merge. Portanto, o caminho fica:

[Displays] > File > Merge > Caminho do arquivo origem


Ao clicar duas vezes sobre o nome do arquivo, surgirá uma tela com as opções do que pode ser importado. Aqui estão presentes as diversas Record Target Lists (objetos graváveis) do sistema Eos. Em outras palavras, tudo aquilo que pode ser gravado para realização de um show.

As opções do que se quer importar são selecionadas e é dado Ok. Haverá a leitura do arquivo origem e importação para o arquivo destino. O tempo que isso demora depende da quantidade de informação importada, origem do arquivo e do hardware do console.

Notas sobre alguns objetos:

- Fixtures -> diz respeito às personalidades de aparelhos. Podem ser personalidades da biblioteca nativa da mesa que foram utilizadas no show origem ou personalidades criadas por usuários. Vale destacar que essa é a única forma de transferir personalidades de um show para outro uma vez que o sistema Eos não possui arquivos específicos para personalidades;

- Media -> são imagens de gobo e magic sheets que foram inseridas no arquivo. Por padrão, essas imagens são trasferidas quando da seleção de Patch, Fixtures ou Magic Sheets;

Advanced Merge

É necessário tomar cuidado no Merge quando existem elementos de mesma numeração. Exemplo:

No arquivo destino, já existem os subs 1 a 40 gravados. No arquivo origem, também existem esses mesmos subs gravados e mais, mas o usuário deseja importar apenas os subs 41 a 50. Se a opção de merge com os submasters for selecionada de forma simples, os subs 1 a 40 do arquivo destino serão sobrepostos pois todos os 50 subs serão importados.

Para resolver esse problema, existe a possibiliadde de realizar um Merge avançado. Para isso, na tela de Merge, pressiona-se o botão {Advanced} que abrirá uma nova tela semelhante à anterior, mas com uma tabela ao lado direito onde serão delimitados os elementos a serem importados.

Aqui, seleciona-se os objetos desejados como antes, mas algumas informações extras deverão ser preenchidas na tabela. Na maioria dos casos, só serão necessários o preenchimento de 3 colunas: Start, End e Target.

Start -> Número do primeiro elemento do tipo especificado a ser importado;
End -> Número do último elemento do tipo especificado a ser importado;
Target -> Número do começo de uma sequência para onde os elementos serão importados;

Tomemos o exemplo:

No arquivo destino, temos cues gravadas do número 101 a 150. No arquivo origem, temos cues gravadas do número 2 a 30. Desejamos importar essas cues para a sequência 201 a 229 do arquivo destino. Nossa tabela fica assim:


Opção "Merge Channels"

Para explicar essa opção, vamos tomar o seguinte exemplo:
(exemplo extraídodo Manual do sistema Eos)

No show destino, temos o grupo 1 com os canais 1 a 5. No show origem, temos o grupo 1 com os canais 6 a 10. Com a opção Merge Channels ativa, o Merge irá somar os canais e o resultado final será o grupo com os canais 1 a 10. Sem o Merge Channels ativo, o grupo 1 se torna os canais 6 a 10.

Opção "Yes, Include the Park Buffer"

Com essa opção ativada, as informações de Park salvas no show origem também serão importadas.

Referências

https://www.etcconnect.com/webdocs/Controls/EosFamilyOnlineHelp/en-us/Default.htm#04_Managing_Show_Files/Merging_Show_Files.htm?TocPath=Managing%2520Show%2520Files%257C_____4


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Aplicativos úteis

Existem diversos aplicativos para inúmeras plataformas que podem auxiliar o trabalho de iluminadores e técnicos. Sejam softwares de controle offline, aplicativos para a elaboração de mapas ou catálogo de filtros, são todos ferramentas importantes. A seguir, uma pequena lista compilando alguns conhecidos.

________________________________

ETC Eos Family Console Software

Começo pelo sistema em que me especializei. O software do sistema ETC Eos permite ao usuário de PC ou Mac treinar longe do console além de preparar os arquivos de show de antemão. Essa última função tornou-se ainda mais viável desde a versão 3.0 em que foi introduzida a plataforma Augment3d de rendereização 3D.
Assim como outros aplicativos desse tipo de outras empresas, sua funcionalidade será exatamente igual à vista no console, mas sem a possibilidade de envio de sinal a menos que seja inserido um dongle no computador que habilite essa função.

Pode servir também como um aplicativo para desenvolvimento de mapas de luz por meio da funcionalidade de Magic Sheet, podendo exportar o resultado como arquivos .png ou .svg.

Para além do software do sistema Eos, a ETC oferece outros aplicativos relacionados a outras linhas de consoles, inclusive linhas já descontinuadas como Express e Smartfade.

Além desses, há também os softwares Concert para mapeamento e configuração de uma rede de dispositivos ETC, e UpdaterAtor que ajuda a manter os dispositivos de um dado sistema atualizados.

Plataformas: Windows, Mac

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.etcconnect.com/Eos-Software/

________________________________

ETC RFR

Há também os aplicativos ETC para dispositivos móveis dentre os quais destaca-se o aplicativo RFR para controle remoto do console, útil quando se precisa dar comandos mas estamos longe do dispositivo. Até pouco tempo, era possível encontrar a versão antiga do aplicativo (RFR Classic) gratuitamente nas lojas de aplicativos. Porém, atualizações recentes retiraram a versão antiga e ficou somente a nova.
Na App Store, é apresentado como "iRFR". Já na Play Store, é "aRFR".

Serão encontradas duas versões: BTS e LR. No aplicativo, não há qualquer diferença. A diferença de um pro outro é somente a instituiçaõ de caridade pra onde a ETC doa os lucros da venda.

Plataformas: Android, iOS

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.etcconnect.arfr
https://apps.apple.com/us/app/irfr-bts/id318210456

________________________________

Luminosus

Aplicativo complementar desenvolvido por funcionários da ETC como projeto paralelo. Liga-se ao aplicativo principal do sistema Eos por meio de OSC e permite a criação de uma interface personalizada além de abrir a possibilidade de conexão a dispositivos MIDI. Interessante para quem utiliza sistema Eos no computador pessoal.

Plataformas: Wndows, macOS, Andoid

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.luminosus.org/

________________________________

grandMA

Hoje em dia, todas as grandes marcas de fabricantes de consoles possuem softwares de edição offline como a ETC. Com os sistemas grandMA da MA desenvolvedora MA Lighting não seria diferente. Existem softwares para as  versões grandMA, grandMA 2 e a mais recente grandMA 3.

Existe também o software MA 3D que ajuda na visualização do que está sendo programado/operado. Diferente da plataforma Augment3d da ETC, é um software a parte que se liga ao aplicativo de controle.

Plataformas: Windows, macOS (somente para a grandMA 3)

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.malighting.com/downloads/products/grandma/
https://www.malighting.com/downloads/products/grandma2/
https://www.malighting.com/downloads/products/grandma3/

________________________________

dot2

O sistema dot2 foi uma linha de consoles da MA Lighting pensada para espetáculos de pequeno porte. No entanto, a linha não vingou e a MA Lighting disponibilizou esse aplicativo, bem mais simples que sua versão "sofisticada" da grandMA. A diferença importante aqui é que este software consegue enviar sinal para ao menos um universo sem necessidade de qualquer tipo de dispositivo de autorização especial.

Plataformas: Windows

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.malighting.com/downloads/products/dot2/

________________________________

Avolites Titan

Seguindo a linha de softwares de controle, o sistema Titan é o que alimenta a atual linha de produtos da empresa britânica Avolites.

Há também o aplicativo Titan Remote para dispositivos móveis para atuar como controle remoto do console.

Plataformas: Windows

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.avolites.com/support/titan-pc-suite/
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avolites.titan.remote.v16&hl=pt_BR
https://apps.apple.com/br/app/titan-remote-v15/id1537549828

________________________________

Chamsys MagicQ/QuickQ

A Chamsys é outra importante fabricante de consoles do mercado que oferece seu software aos usuários em dois formatos: MagicQ e QuickQ.

Plataformas: Windows, macOS, Linux

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://chamsyslighting.com/software/magicq-downloads/
https://chamsyslighting.com/software/quickq-downloads/

________________________________

Lumikit Show

A Lumikit é uma importante empresa brasileira de Santa Catarina que produz diversos dispositivos eletrônicos relacionados a iluminação cênica. Seu dispositivo mais famoso é o que dá nome à empresa e age como interface ethernet/DMX, permitindo que usuários utilizem computadores pessoais como consoles de iluminação por meio do protocolo Art-Net.

A empresa disponibiliza gratuitamente o software Lumikit Show para acompanhar seus produtos.

Plataformas: Windows (há recomendações de máquinas virtuais no site do fabricante para uso em sistemas macOS e Linux)

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.lumikit.com.br/software-dmx-lumikit-show

________________________________

Freestyler

Outro aplicativo de controle gratuito.

Plataformas: Windows

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.freestylerdmx.be/

________________________________

Vectorworks Spotlight

Atualmente, é um dos principais softwares para desenvolvimento de plantas e documentação de iluminação. Além de trazer uma interface robusta com diversas ferramentas de precisão, trabalha sobre uma plataforma CAD, comum a outros softwares profissionais e com os quais mantém certo intercâmbio.

Além de permitir a criação de mapas, auxilia muito na geração de documentação do projeto e possui integração entre os universos 2D e 3D.

Muitos fabricantes de aparelhos distribuem modelos de seus aparelhos em blocos que podem ser importados pra dentro de programas CAD de forma a manter uma representação fiel no resultado final.

Plataformas: Windows, macOS

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
http://vectorworks.com.br/

________________________________

LXFree/LXPlan

Uma alternativa gratuita bastante conhecida para quem procura software gratuito para criação de mapas. Sua versão para macOS continua a se chamar LXFree, mas as versões para Windows e Linux que rodam sobre plataforma Java Runtime passaram a se chamar LXPlan. Aplicativo simples, mas que resolve muitas necessidades se suas ferramentas forem dominadas.

Plataformas: Windows, macOS, Linux

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://www.claudeheintzdesign.com/lx/lxplan_about.html

________________________________

Wysiwyg

Outro robusto aplicativo para o desenvolvimento de plantas de iluminação. É desenvolvido pela empresa canadense CAST e também trabalha sobre uma plataforma CAD.

Plataformas: Windows

Disponibilidade: Pago (assinatura)

Onde encontrar:
https://cast-soft.com/

________________________________

QLab

Um dos mais populares aplicativos de Show Control da atualiadade, funciona apenas em sistemas macOS. Por meio do aplicativo, é possível centralizar a operação de diversos dispositivos que utilizam linguagens diferentes como consoles de iluminação, sonorização, vídeo e automação.

Há também o aplicativo qLab Remote para iOS que permite controlar o aplicativo principal via dispositivos móveis.

Plataformas: macOS

Disponibilidade: Pago (compra ou assinatura)

Onde encontrar:
https://qlab.app/
https://qlab.app/qlab-remote/

________________________________

Show Control System

Um aplicativo de Show Control tal qual o QLab mas com suporte a sistemas Windows.

Plataformas: Windows

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://www.daktronics.com/en-us/products/software-and-controllers/show-control

________________________________

sACNView

Aplicativo para monitoramento de uma rede sACN em estruturas de iluminação que utilizam rede no lugar de cabos DMX tradicionais.

Plataformas: Windows, macOS, Linux

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://sacnview.org/

________________________________

Capture

Ferramenta para a produção de plantas e visualizações 3D além de gerar uma documentação.

Plataformas: Windows, macOS

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://www.capture.se/

________________________________

Lightwright

Ferramenta para a geração de documentação profissional de espetáculos. Possui mecanismos de integração com sistemas ETC Eos.

Plataformas: Windows, macOS

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://www.lightwright.com/

________________________________

Resolume

Uma importante e muito utilizada ferramenta de VJs para a operação de vídeos e elementos de mídia com integração com outras plataformas.

Plataformas: Windows

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://www.resolume.com/

________________________________

DMX (DIP Switch) Calculator

Importante aplicativo quando se trabalha com dispositivos multiparâmetro mais antigos que possuem mecanismo de endereçamento por DIP Switch. Permite encontrar rapidamebte as posições das chaves por meio do número dos endereços. Existem diversos outros aplicativos para executar essa mesma função.

Plataformas: Android

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ilas.dmxcalculator&hl=pt_BR

________________________________

Ferramentas LEE

Esse é um conjunto de pequenas ferramentas fornecidas pela fabricante de filtros Lee. Não é um aplicativo em si, mas ferramentas que rodam no site da empresa.

Plataformas: Web

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://leefilters.com/lighting/

________________________________

Rosco myColor

Esse aplicativo traz todo o catálogo da fabricante de filtros Rosco. Com isso, é possível procurar cores específicas pelo código ou pelo nome, construir paletas, comparar diferenças e analisar a colorimetria de cada modelo.

Plataformas: Android, iOS

Disponibilidade: Gratuito

Onde encontrar:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rosco.app.mycolor
https://apps.apple.com/br/app/rosco-mycolor/id6448793918

________________________________

Stage Write

Aplicativo para anotações diversas a respeito de elementos de ensaio com possibilidade de inserção de mapas para progresso dos elementos em cena, notas de cues, ligação com vídeos etc.

Plataformas: macOS, iOS

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://www.stagewritesoftware.com/

________________________________

Luminair

Aplicativo para dispositivos iOS que atua como controlador DMX, na prática tornando o dispositivo em um console com ferramentas interessantes para o escopo a que se propõe.

Plataformas: iOS

Disponibilidade: Pago

Onde encontrar:
https://apps.apple.com/us/app/luminair/id920440588

________________________________

Tópico ETC Eos: Geração de material documental

Print do File

Não poucas vezes, é importante documentar as informações de um espetáculo em que trabalhamos. No mundo ideal, isso sempre deveria ser feito por uma série de motivos que ficam para uma outra discussão. No entanto, muitas vezes deixamos de realizar essa documentação por questões de tempo e dificuldade de realização.
Nesse processo de documentação, é importante que tenhamos o máximo de informações possíveis do console sobre tudo o que gravamos.
Nesse sentido há uma ferramenta no sistema Eos que gera documentos em pdf com muitas dessas informações. Seguem os passos para sua utilização:

Primeiro, você precisa ter um pendrive plugado à mesa.
A seguir, você vai abrir o Browser com o comando [Displays].
Vai procurar a opção Print -> To File.
Vai selecionar onde no teu pendrive você quer salvar o arquivo.
A seguir, surgem diversos campos com os vários elementos que você pode salvar no pdf. Utilize o comando à esquerda {Deselect All} para deseleconar tudo e escolher somente a informação desejada. Se escolher tudo, o arquivo pode ficar bem grande (em quantidade de páginas).


Aqui cabem alguns pontos de destaque:

- A diferença da opção {Cues} para a {Cue List} é que a primeira irá te mostrar o conteúdo das cues e a segunda te dará somente a lista com numeração, tempos, labels e outras informações periféricas da cue.
No entanto, no caso de aparelhos multiparâmetros, não serão exibidos todos os parâmetros discriminados, mas somente valores de intensidade e se houve alguma alteração em alguma das categorias (Focus, Color, Beam). Se forem utilizados elementos referenciais (Palettes e Presets), os nomes desses elementos estarão impressos;

- A diferença de {DMX Patch} para {Patch} é que a primeira opção mostra uma lista de patch ordenada por endereço e a segunda uma ordenação por canal e informações de Label, Type e campos do Database;



- A opção {Show Channels} apresenta uma visão geral resumida de como os canais estão sendo utilizados no show. Para uma visão mais detalhada sobre a usabilidade dos diversos elementos gravados, existe a opção {Utilization Reports} com informações pormenorizadas;

-------------//-------------

Exportação de Magic Sheet

A função de Magic Sheets do sistema Eos é uma ferramenta extremamente versátil porque permite a criação de interfaces diversas e personalizadas.
É possível exportar a imagem gerada para um pendrive em dois formatos distintos: png (tipo bitmap) e svg (tipo vetorial). O primeiro formato é comumente aberto por diversos aplicativos de imagens. O segundo é aberto por aplicativos específicos como o Inkscape.
Para a exportação da imagem, seguem os passos:

Primeiro, deve-se ter preocupação com o enquadramento da imagem, principalmente no caso de exportação em formato png. A imagem gerada será uma captura do enquadramento atual.
Abrimos o menu referente à Magic Sheet clicando com o botão direito do mouse sobre a aba respectiva. Haverá uma opção "Save Screenshot".


Abrirá uma caixa com a opção de escolher o local de salvamento do arquivo. Idealmente, seleciona-se um local no pendrive inserido.
Na mesma tela, deve-se escolher o formato do arquivo a ser salvo (png ou svg).
Após clicar em "OK", é possível que demore alguns segundos para finalizar o processo a depender da complexidade da imagem e da capacidade de processamento do console.