terça-feira, 26 de julho de 2011

1º dia de CUE

E chegou o grande dia. Às 9h da manhã começava o motivo de toda essa minha grande odisséia pra estar aqui. Tendo que resolver algumas burocracias de registro no albergue, acabei não conseguindo chegar tão cedo ao evento e perdi um café da manhã incrível que eles ofereceram aos participantes. Passei no registro pra pegar meu crachá e meu material e fui correndo pro meu workshop de Treinamento Intermediário em mesas Ion.

Acabei tendo tempo pra me acomodar tranquilamente na sala, mas ainda estava frustrado e com fome por ter perdido o café da manhã. E estava preocupado também, pois ainda estava devendo minha apresentação que farei amanhã.

A aula começou e fiquei feliz que consegui acompanhar pelo menos uma boa parte. Ficamos das 9h às 16h com alguns intervalos nesse período. O material deles é impecável. Recebemos uma apostila muito boa com vários exercícios práticos, caderno, caneta, bolsa e até um pendrive de 2gB! Isso mesmo. A presilha do crachá, quando solta do cordão que o acompanha, revela um pendrive que já veio com vários arquivos de documentação sobre o evento e produtos ETC.



Os instrutores eram realmente bons, sabiam muito sobre a mesa, detalhes absurdos. A maioria de nós treinou numa Ion, em dupla. Outros em mesas EOS, muito similares. O tempo todo, tínhamos um PC ao lado rodando Capture (um software de visualização). Portanto, não era só teoria, tínhamos como ver o que fazíamos.



Dei a sorte de ter um bom parceiro ao meu lado. O cara já sabia muita coisa. O Chris trabalha como diretor técnico do teatro de um colégio numa cidade vizinha de Madison. Ele me ajudou muito e graças a ele posso dizer que saí daquela aula com uma boa sensação de que realmente entdendo um pouco melhor esse console.

Após a aula, momento descontração: coquetel e bate papo.
De repente, a grande expectativa da noite: o anúncio do tão esperado novo produto ETC.
Trata-se de um novo console chamado Gio. Seria um console voltado principalmente a produções de médio porte (quase o mesmo nicho a que se destina a Ion). Ainda é um produto da família EOS, então a interface ainda é bastante parecida e o diálogo entre protocolos, arquivos etc. ainda acontece.


Além de uma série de mudanças na estrutura interna de programção, haviam algumas características grandes bem marcantes:
- Ela vem com dois monitores touchscreen embutidos cuja altura pode ser regulada e tem saída pra mais 3 monitores DVI totalizando 5 monitores que se pode ter
- Muito menos faders que na maioria das mesas. Como na Ion, os faders podem ser configurados pro que o programador quiser que ele seja. Há a possibilidade de expansão com fader wings adicionais conectados via porta USB
- Entre os dois monitores, há um espaço com uma série de botões personalizáveis
- Como a Ion, será vendida em versões que variam de acordo com o número de universos

Esse brinquedo começará a ser comercializado em setembro. Interessante? Acho que ainda prefiro a Ion.

Depois disso, tive que dedicar um tempo a terminar minha apresentação afinal, a Sarah, a funcionária da ETC que ficou responsável pela minha apresentação estava me dando a maior força e não podia deixá-la na mão. Então agarrei uma cerveja e voltamos ao trabalho!


Lembram do Nick? Aquele americano que chegou a ir na SP Escola de Teatro pra nos apresentar as ribaltas da linha Selador? Encontrei com ele por lá. Estou pensando em formas de abordar o assunto "Telem"...

Há alguns detalhes a mais que eu gostaria de compartilhar com vocês, mas já são 3h46 da madrugada por aqui e acordo cedo amanhã. O presidente e co-fundador da ETC, Fred Foster faz um pronunciamento às 8h. Então perdoem-me o cansaço. Mas deixo aqui uma última imagem da vista do salão principal do centro de convenções.


Câmbio, B.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário